sábado, 15 de agosto de 2009

José Mattoso, historiador


José Mattoso (Leiria, 1933) é um historiador, medievalista e professor universitário português.

Excerto de entrevista ao Expresso (2007)

[gostaria de dar testemunho da sua própria vida] Pela vivência.

Tornou-se público que vim para aqui [Timor], para estar num sítio isolado. Mas não sei o que a vida me reserva.

A Zé (actual mulher) tem uma casa perto de Albergaria-a-Velha [no lugar de Carvoeiro, Concelho de Águeda], com outras acessibilidades. Morrerei lá, possivelmente.

1 comentário:

  1. Entrevista ao Soberania do Povo

    Soberania do Povo (SP): Porque veio parar a esta terra?

    José Mattoso (JM): Eu morava em Mértola, mas vivi em Timor durante cinco anos e meio. Regressei a Mértola, com alguns problemas de saúde. Verifiquei que, aí, a assistência médica não estavam devidamente garantida. Resolvi então, com minha Mulher, entregar a nossa casa e os meus livros ao Campo Arqueológico de Mértola, como estava prevista na doação com reserva de usufruto que tinha feito há anos, e passar a viver numa casa de campo que minha mulher herdou em Carvoeiro do Vouga.

    SP: O que acha destas gentes e do meio?

    JM: Contacto sobretudo com os vizinhos, com um pequeno grupo de amigos de infância de minha mulher e com os responsáveis pelos serviços de saúde de Macinhata, de quem tenho recebido os mais simpáticos testemunhos de amizade. Se aqui houvesse alguma associação cultural, na qual pudesse colaborar em alguma actividade útil, talvez tivesse mais contactos com as pessoas daqui. Não é o caso. Tenho alguns contactos com o meio cultural de Albergaria e de Aveiro, mas sem nenhum compromisso. A minha idade obriga-me a restringir este género de actividades.
    (...)

    ResponderEliminar