Filho mais novo do visconde da Graça e de sua segunda esposa Zeferina Antônia da Luz.
Formado em direito pela Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre, foi suplente de juiz federal e promotor público. Membro do Partido Republicano Rio-Grandense, foi prefeito municipal de Pelotas de 1924 a 1928, período no qual investiu fortemente em educação, tendo criado 20 escolas. Foi depois deputado federal (1933 a 1935), senador (1935 a 1937)[2] e vice-presidente do Senado Federal.
Construiu o chamado Castelo Simões Lopes em 1922, em Pelotas, projectado pelo arquitecto alemão Fernando Rullman, com mais de trinta peças, foi a primeira casa da cidade a ter calefação, importada da Suíça.
A propriedade é considerada e chamada de castelo, pois é o maior casarão antigo da cidade, visto a influência e tradição dos Simões Lopes nas terras pelotenses. Embora não tenha o tamanho de um castelo fortificado ou de um palácio, tem todas todas as características de um solar. Foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Pelotas em 1991 e hoje é uma atracção turística na cidade.
Incentivador do desporto, foi presidente do Brasil de Pelotas, de 1917 a 1920. quando o clube foi campeão do primeiro campeonato gaúcho de futebol.
Fontes: wikipedia / Simões Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário