segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bibliotecas homenagearam História local (12-05-2012)


Na terceira edição do Sarau da Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha, que teve lugar na noite de 12 de maio, os alunos dos vários Agrupamentos de Escolas e do Colégio de Albergaria pegaram no tema da História local e transformaram-no no fio condutor de um espectáculo multidisciplinar, onde houve espaço para diversas manifestações artísticas, desde o teatro à dança, da música ao audiovisual.

 Para apresentar esta produção de homenagem ao passado de Albergaria-a-Velha, ninguém melhor que D. Teresa, acompanhada pelo seu arauto, que arrastava, penosamente, a lápide da fundação da antiga albergaria atrás de si. À mãe de D. Afonso Henriques coube a gloriosa função de anunciar a chegada de cada uma das Bibliotecas e, perante a sala esgotada do Cineteatro Alba (CTAlba), os estudantes demonstraram um profissionalismo ímpar.

Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha

A Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha escolheu a declamação, para demonstrar todos os possíveis significados do nome do Município, e a etnografia, com a apresentação dos trajes típicos da terra. A música esteve sempre presente na actuação dos alunos da Escola Básica de Albergaria-a-Velha; num primeiro momento, música folclórica e Rap “degladiaram-se” numa desgarrada divertida enquanto que, mais tarde, uma melodia suave serviu de banda sonora a um pequeno filme sobre Albergaria antiga, em que as personagens saltavam, literalmente, da tela para o palco. A música foi, ainda, a arte performativa escolhida pela Biblioteca do Centro Escolar das Laginhas, cujas crianças cantaram a história do padroeiro São Vicente e um hino aos livros.

Biblioteca Escolar da Branca

A Biblioteca Escolar da Branca trouxe teatro à Sala Principal do CTAlba, com a recriação de uma desfolhada antiga, onde os rapazotes bem tentavam chamar a atenção das moças entretidas com as espigas na eira.

Biblioteca Escolar de S. João de Loure

Por seu lado, a Biblioteca Escolar de S. João de Loure, através da dança, recordou os tempos antigos, em que o mar chegava à fronteira do Município, e as pessoas viviam horrorizadas com as histórias de lobisomens.

Colégio de Albergaria

O Colégio de Albergaria, para além da música, contou a História de Albergaria-a-Velha utilizando duas formas artísticas pouco utilizadas no Concelho: a animação Stop-Motion, popularizada pelos Estádios Aardman nos filmes “A Fuga das Galinhas” e “Wallace & Gromit”, e o Teatro Negro.

Coro Despertar

Para finalizar, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha apresentou um atuação, em vídeo, do Coro Despertar que, com a canção “A Cultura dos Sonhos”, juntou todos os participantes em palco para uma grande ovação!

Fonte: CMAV

Sem comentários:

Enviar um comentário