Albergaria-a-Velha, ou, simplificando, Albergaria é terreno onde a contenda eleitoral é historicamente disputada entre PSD e CDS. E algumas vezes com pouco mais de uma centena de votos a ditar a diferença. Até 1985 a presidência esteve no PSD seguindo-se 4 mandatos de CDS. Em 2001 o PSD recupera a presidência com João Agostinho Pereira que sai de cena por limite de mandatos.
E o CDS, depois de em 2009 ter recuperado em votos, campanha aqui analisada, embora o PSD tivesse mantido a maioria, parece sentir uma oportunidade, repetindo António Loureiro, empresário e presidente distrital do CDS, como candidato. O PSD aposta em José Licínio Pimenta, vereador desde 2001. Nestas eleições apresentam-se ainda Elísio Apolinário Silva (PS), Miguel Bento (CDU) e Rui Câncio (BE).
E se uns sentem a oportunidade, eis um candidato que afirma Sentir Albergaria.
É este o slogan com que se apresenta o candidato do PSD, num cartaz em que o único reparo que faço é que o candidato ocupa espaço a mais. Gostaria de ver este conceito de cartaz aplicado no formato 8x3. A opção de colocar vários apoiantes, neste caso todos jovens (que remete para o acreditar no futuro), atrás do candidato com materiais de campanha, como que a dizer “estamos contigo, estamos a apoiar-te”, resultou bem e conjugado com o sorriso do candidato eis um cartaz alegre.
O cartaz vive de facto da fotografia e é complementado com o slogan, nome do candidato, símbolo do partido e tem ainda o logótipo do PSD destas eleições autárquicas. Volto a dizer, este conceito num formato mais rectangular resultaria muito bem.
E se o candidato do PSD surge apenas de camisa, num registo informal, e destaca o slogan, eis que o CDS opta por uma estratégia bem diferente.
Quer o candidato à Câmara, como à Assembleia Municipal, surgem de fato e gravata, num tom mais institucional. E o destaque vai para o nome do candidato e não para o slogan – “Unidos por Albergaria”, que acaba por ser a principal mensagem transmitida pelo cartaz, pois pelas imagens que nos chegaram a aposta vai sempre de apresentar uma equipa. Sim, o destaque nos elementos é para o nome do candidato, mas depois existe sempre a equipa, para a Câmara, para a Assembleia Municipal e para a Freguesia, neste exemplo que vemos para a União de Freguesias de São João de Loure e Frossos. O cartaz é ainda complementado com o símbolo do CDS-PP.
A primeira impressão que tive ao olhar para este cartaz é que faltava alguma cor que puxasse pelo cartaz pois há muita claridade. É certo que o blazer do candidato à Freguesia que está no meio ajuda a esta impressão, mas olhando a outros cartazes percebe-se a estratégia de demonstrar sobriedade e temperança, para além da União.
Crónica de Rodrigo Saraiva
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