sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Tiago Bento vence concurso internacional de clarinete


O clarinetista Tiago Bento, de 21 anos, venceu a 'Young Artist Competition', organizada pela International Clarinet Association, em Assisi, Itália.

O jovem português, que teve de pedir dinheiro emprestado para conseguir participar no concurso, que decorreu no final de Julho, deu provas de ser o melhor entre 25 concorrentes internacionais. Tiago concluiu o Curso Complementar de Clarinete no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian com a classificação de 20 valores e, actualmente, estuda na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto.

Tiago Bento começou na Orquestra de Sopros do Grupo Desportivo e Cultural de Ribeira de Fráguas

De acordo com o Jornal de Notícias, o músico comprou o seu primeiro clarinete há apenas dois anos, depois de aprender a tocar com o do irmão, por falta de recursos financeiros dos pais.

Natural de Ribeira de Fráguas, o jovem dá aulas na ARMAB (Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca) e, graças ao dinheiro emprestado pelo presidente da mesma [Nuno Silva], conseguiu dar a conhecer o seu talento ao mundo, em Itália.


No âmbito do 'ClarinetFest 2013', a 'Young Artist Competition' levou doze semifinalistas ao palco, oriundos dos EUA, China, Portugal, Rússia, Espanha e Hungria. Para a final foram apenas admitidos seis concorrentes: um russo, um americano, uma chinesa, um húngaro e dois portugueses.

Tiago Bento foi o grande vencedor, com um repertório composto por "Concertino", de F. Busoni, "Sonata op. 128", de M. Castelnuovo-Tedesco, e "Three Studies for Clarinet Solo", de K. Husa.


Mesmo já tendo arrecadado outros prémios em concursos nacionais, esta distinção tem um sabor muito especial para o jovem. O ser reconhecido no estrangeiro garante-lhe uma outra visibilidade e fá-lo sentir-se mais orgulhoso por ser português.

“Como, em termos culturais, somos considerados, infelizmente, um país pequeno, deu ainda mais prazer e satisfação ganhar este prémio contra concorrentes de países como os EUA, China, Hungria e a nossa vizinha Espanha, países esses que dizem que são muito fortes culturalmente, com larga e vasta tradição no domínio da música”, explica Tiago Bento, em comunicado.

“Este prémio e reconhecimento veio demonstrar que somos um povo com uma grandeza enorme, que não somos em nada inferiores aos outros países”, acrescenta.

No futuro, o jovem Albergariense quer concluir a sua licenciatura na ESMAE (Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo) e, eventualmente, tirar um mestrado no estrangeiro, talvez nos EUA.

Sem colocar o ensino de parte, confessa que o seu grande sonho é tocar numa orquestra profissional, se possível em Portugal.

Para já, com o dinheiro conquistado na vitória, Tiago quer fazer as malas e ir até à Venezuela para participar no Festival de Clarinetes.

Fonte: Boas Notícias (adaptado)

SIC / TVI

1 comentário:

  1. Abílio Rodrigues distinguido pelo Instituto do Conhecimento Abreu Advogados 2013
    25 de novembro de 2013

    Abílio Rodrigues, investigador do CIJE, foi um dos homenageados com uma menção honrosa na edição de 2013 dos Prémios do Instituto do Conhecimento da Abreu Advogados, pela sua tese de mestrado.

    A dissertação, intitulada "O Regime Fiscal das Sociedades Desportivas e o Enquadramento Tributário da Atividade dos Empresários Desportivos", orientada pela Professora Doutora Glória Teixeira, mereceu o reconhecimento de um ilustre júri, composto pelos Professores Doutores Diogo Freitas do Amaral, Jorge Sinde Monteiro, Luís Fábrica e Paula de Tarso Domingues, pelos antigos Juízes Conselheiros Benjamim Silva Rodrigues e Eduardo Lucas Coelho, e pelo Dr. Paulo Teixeira Pinto.

    A entrega do prémio será feita no próximo dia 6 de dezembro, pelas 17h30, no Palácio do Freixo.

    ResponderEliminar